Criado para Liliane Prata

Liliane Prata

Liliane Prata: escritora, blogueira, jornalista, colunista e minha colega no Curso Abril de 2003. Autora de vários livros infantojuvenis, por anos dona de uma página na Capricho (incluindo as famosas “Bolinhas Aleatórias”) e dona de um blog que por muito tempo mostrou um olhar único sobre a vida cotidiana.

Eu já tinha ajudado com o design da versão anterior de seu blog; ano passado, Lili entrou em contato para que a gente deixasse o site mais adequado para a nova fase de sua carreira. Ela estava prestes a lançar seu primeiro romance adulto, À revelia, e havia deixado de escrever para a Capricho. Estava na hora de deixar seu site com cara de gente grande.

Outra coisa importante era diminuir a proeminência do blog no site; quando a versão anterior havia sido feita, ela escrevia várias vezes por semana em seu blog, mas agora o espaço havia se tornado mais um lugar para publicar contos esporádicos. Seria melhor transferir o destaque para seu ganha-pão: os livros.

O primeiro design que preparei para o site ainda era bem próximo do anterior: o mesmo tom de verde, a mesma foto de abertura. Simplifiquei a navegação do site para o essencial e utilizei a fonte Banda para que ela ganhasse um tom feminino e moderno. Reduzi os arquivos do blog para dois menus drop-down, pois eles ocupavam uma área muito grande para algo que não seria atualizado com tanta frequência.

Home Liliane Prata, versão 1

É muito comum que o primeiro design sirva mais como um apoio para que o cliente consiga apontar o que quer ou não, e esse foi um caso. A opinião da Lili: a estrutura está ótima, a fonte é muito bacana, mas esse verde NÃO FUNCIONA. Rapidamente preparei uma versão com outra cor:

Liliane Prata, home 2

“Melhor, mas, pra ser sincera, eu queria algo bem clean“, ela respondeu. OK, OK, hora de arregaçar as mangas e partir para um design minimalista. Chega de listrinhas pra preencher o vazio. E assim chegamos no resultado final:

Liliane Prata - Home

Na página inicial, um espaço divulgando o novo livro ganha destaque. A página do blog se mantém como nos designs preliminares, com pequenos ajustes para que o site ganhasse links de breadcrumb, necessários para que o internauta sempre consiga se situar dentro do site.

Liliane Prata - Blog

E, claro, a página dos livros que Lili escreveu. Seguindo os pedidos da autora, disponibilizou-se um PDF com algumas páginas de cada livro e um link para sites que os vendem.

Liliane Prata - Livros

Visite o site da Liliane Prata e descubra uma excelente autora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *